Copa Maria Zélia de Tampas reúne 24 botonistas federados e de ligas amadoras

O Maria Zélia promove nesta quinta-feira, feriado de 12 de outubro, às 14h, o seu tradicional torneio anual de tampas. A competição, gratuita, contará com 24 botonistas e tem o apoio da Federação Paulista de Futebol de Mesa. Irão participar federados e também jogadores das chamadas ligas amadoras, como a Perdizes e a Água Branca.


“Todo ano, realizamos a Copa Maria Zélia de Tampas para lembrar dos primórdios do futebol de mesa, da época em que a maioria dos botonistas começou a jogar, com as antigas tampas de relógio”, diz Harutiun Muradian, presidente e fundador da tradicional equipe do Belenzinho, na Zona Leste de São Paulo.
Muradian lembra que o próprio Maria Zélia foi criado há 37 anos por jogadores que começaram com as tampas. “Lembro muito bem do Helton, do André Christovam, do querido e saudoso Guina, Fernando Santos, todos eles chegaram para jogar pela primeira vez com suas tampas. Depois, evoluíram para o acrílico e tiveram destaque nas competições oficiais”, afirma Mura, que também iniciou sua carreira com as tampas e seu famoso time da Telesp.


“Essa é uma grande iniciativa do Maria Zélia, que promove a integração dos botonistas e abre oportunidade para que tenhamos novos jogadores”, diz José Jorge Farah, presidente da FPFM. “Esperamos poder repetir essa competição com maior frequência, oferecendo assim chances para mais uma modalidade dentro do nosso esporte e atraindo cada vez mais praticantes.”
Regularmente, o Maria Zélia realiza partidas de tampas como forma de reviver os tempos do “futebol de mesa raiz”. “Aos sábados, após o nosso torneio tradicional de acrílico, o pessoal costuma fazer alguns jogos de tampas. Serve para aumentar a diversão, já que é liberado qualquer tipo de comemoração e fica mais descontraído”, diz Muradian.


O torneio desta quinta-feira será realizado integralmente na regra 12 toques. Assim, são permitidas todas as tampas de acordo com a regra oficial, ou seja, até 60 mm de diâmetro. Os modelos mais comuns são de 55mm e 45mm.
Os 24 participantes serão divididos em quatro grupos de seis. Os dois primeiros avançam para o mata-mata da série Ouro, com quartas-de-final, semifinal e a decisão. Haverá também as disputas das séries prata e bronze, no mesmo formato. O campeão receberá um troféu. Os três primeiros colocados de cada série ganharão medalhas oferecidas pela FPFM.


Para mais informações sobre o Maria Zélia e como começar a praticar o futebol de mesa, siga @mariazeliafutmesa no Instagram e no Facebook.

Por Fernando Santos