Valores

O Futebol de Mesa possui valores altamente positivos e muitas virtudes.

O Futebol de Mesa, além de ser fonte de diversão, competição e entretenimento, oferece a seus praticantes uma série de benefícios. Como todo esporte, exige o aprimoramento de um conjunto de virtudes para seus praticantes.

Basicamente, temos uma evolução no aspecto social, físico e psicológico, além do desenvolvimento de habilidades. Dentre os vários benefícios, podemos citar alguns, tais como:


Sociais:

- Maior convivência entre pais e filhos: O Futmesa é um esporte onde não há vantagens físicas ou psicológicas claras entre diferentes idades. Sendo assim, é uma das poucas atividades onde um pai pode interagir de igual para igual com seu filho. Em tempos de videogames, computadores e celulares, é um claro fator de aproximação entre pais e filhos.

- Interação com outras culturas: O esporte coloca o praticante em contato direto com participantes de outras cidades e estados, permitindo interagir com outras culturas e diversidades locais.

- Ética e honestidade: Por ser praticado sem juízes, obriga seus praticantes a serem honestos e a resolverem eventuais divergências em comum acordo e de forma pacífica. Além disso, os jogos por equipe beneficiam a integração de seus elementos, exigindo o respeito ao adversário e aos companheiros de equipe.

- Respeito: É uma convenção do esporte desejar um bom jogo ao adversário antes das partidas e cumprimentá-lo no final, além de respeitá-lo dentro e fora das mesas.


Físicos:

- Melhoria da coordenação motora fina: Por ser um esporte de precisão, o Futebol de Mesa exige um alto poder de coordenação motora, que se desenvolve mais rapidamente entre os jovens e crianças.

- Desenvolve as habilidades manuais: Em tempos onde videogames e computadores são onipresentes na vida das crianças, cada vez mais as habilidades manuais vão sendo esquecidas. Resgata as habilidades manuais inerentes ao jogo, além de incentivar seus praticantes a decorar e manusear os próprios times


Psicológicas:

- Calma, atenção, concentração e precisão.

- Estratégia, táticas, esquemas de jogo e competitividade. A estratégia do jogo ensina a escolher a melhor forma de ataca e defender sua meta.

- Por conta da emoção do esporte, estimula o autocontrole. E como qualquer esporte, é competitivo e emociona a cada vitória e título.